segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Observatório e Instituto del Conurbano: encontro para formalizar parceria

Pesquisadores do INCT Observatório das Metrópoles participaram, nos dias 22 e 23 de setembro, do Encontro de Trabalho na Universidade Nacional de General Sarmiento (UNGS) com o objetivo de formalizar a parceria com o Instituto del Conurbano (ICO), voltado para pesquisas sobre a região metropolitana de Buenos Aires. A entrada do ICO representa o primeiro passo da internacionalização do Observatório que passará a desenvolver estudos comparados na América Latina.

“O Observatório já vem realizando estudos comparados sobre os territórios metropolitanos em contexto nacional. Com a entrada do Instituto del Conurbano, vamos poder comparar a dinâmica metropolitana de Buenos Aires com a do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, entre outras”, explica o coordenador nacional do Observatório das Metrópoles, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro.

O instituto brasileiro foi representado em Buenos Aires pelo coordenador Luiz Cesar Ribeiro, e pelos professores Orlando Alves Júnior e Luciana Lago, do IPPUR/UFRJ;


A programação do Encontro incluiu a mostra das linhas de pesquisa que já estão em andamento na Rede nacional do Observatório, ou seja, como podem inserir o território da região metropolitana de Buenos Aires nessas pesquisas e gerar dados. Também houve a apresentação das linhas de pesquisas desenvolvidas pelo instituto, sendo que são cinco as áreas temáticas de investigação: 1) Modos de vida e Política Social; 2) Instituições e Processos de governo local; 3) Sistemas econômicos urbanos; 4) Ecologia urbana; e 5) Processos e agentes de desenvolvimento urbano.
“O objetivo final era fazer uma aproximação metodológica e tirar um programa comum mínimo de pesquisa”. Afirma Ribeiro.

A internacionalização dos estudos

Para o coordenador do Núcleo Porto Alegre do Observatório das Metrópoles, Luciano Fedozzi, a parceria com o ICO representa um passo muito importante para as investigações socioespaciais na América Latina e para as questões urbanas metropolitanas. “O núcleo Porto Alegre integra, desde 2011, o Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; e dentre as suas características destaco o caráter multidisciplinar e interinstitucional e, ao mesmo tempo, a manutenção de relações internacionais de intercâmbio acadêmico. Por conta disso, a entrada do Instituto del Conurbano como parceiro do Observatório representará uma nova etapa para o ILEA”, defende Fedozzi.

Segundo o coordenador, o fenômeno da “metropolização” é uma realidade mundial, embora se apresente de forma distinta nos países e regiões no atual contexto da globalização. A internacionalização dos estudos por meio da cooperação entre núcleos acadêmicos e sociais é fundamental para poder comparar estes processos e entendê-los de forma ampla no âmbito das transformações socioeconômicas, políticas e culturais das formas de vida no tempo presente.

Sobre os benefícios da parceria, Luciano Fedozzi explica que os estudos comparados irão permitir verificar semelhanças e diferenças no “efeito-metrópole” no olhar do contexto latino-americano versus contexto europeu. “É bom lembrar que Brasil e Argentina são os dois maiores países da América do Sul. Embora as diferenças sejam grandes entre eles, a comparação sobre a questão metropolitana irá enriquecer a compreensão deste fenômeno, principalmente quanto à articulação entre os aspectos socioespaciais (territoriais) da condição urbana e as possíveis transformações ligadas às esferas sociais, econômicas e políticas”.

Instituto del Conurbano (ICO)

O Instituto del Conurbano (ICO) é uma das quatro unidades que integram a Universidade Nacional de General Sarmiento (UNGS) e pesquisa a problemática moderna das cidades, em particular a região metropolitana de Buenos Aires, em suas dimensões políticas sociais, econômicas, organizacionais, urbanísticas e ambientais, com o propósito de formar profissionais altamente capacitados para intervir em processos de desenvolvimento democráticos, equitativos e sustentáveis.

O ICO conta com sessenta pesquisadores-professores de diversas disciplinas das Ciências Sociais e Naturais, todos eles com uma sólida formação, experiência interdisciplinar e uma trajetória profissional que combina o acadêmico com o trabalho em diversos organismos do Estado, da sociedade civil e organizações não governamentais. O foco das pesquisas do instituto é a região metropolitana de Buenos Aires, que compreende a cidade de Buenos Aires e o conjunto de municípios denominado de Conurbano Bonaerense. “A RMBA por sua história metropolitana e por seu peso populacional tem potencial para inserir-se favoravelmente nas redes mundiais que constituem o novo sistema global. Dado o seu peso demográfico, econômico e político, sua influência tenderá a ser cada vez maior sobre a nação argentina em seu conjunto”, afirma Daniela Soldano, diretora do ICO.

“Nesse sentido, avançar no acordo de cooperação e em uma futura integração do ICO com o Observatório das Metrópoles representa um desafio muito interessante, já que poderá ampliar a escala das nossas investigações, somar objetivos de comparação entre as cidades e enriquecer nossas abordagens teórico-metodológicas”, completa.

Dentre as propostas da parceria, merece destaque a troca de experiência entre pesquisadores e instituições. “Para o ICO será fundamental o intercâmbio de conhecimento entre os projetos de pesquisa e formação, sobretudo em nível de pós-graduação. Além disso, o nosso instituto está desenvolvendo um Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Estudos Urbanos, programa que esperamos ver fortalecido a partir da relação acadêmica com o IPPUR/UFRJ”, defende Soldano.

                                          Reunião dos Pesquisadores no Instituto del Conurbano

Nenhum comentário:

Postar um comentário